SUVISA

SAÚDE DO TRABALHADOR

TIPOS DE ATENDIMENTO

Utilize a lista abaixo para encontrar os Locais de Atendimento.

PERGUNTAS FREQUENTES

Utilize a lista abaixo para encontrar uma resposta rápida.

Home | Publicações - Manuais

SAÚDE DO TRABALHADOR

PUBLICAÇÕES - MANUAIS

  • Diretrizes Nacionais para a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos - 23/03/2016

    Este documento visa fornecer subsídios para a efetivação e o avanço das ações integradas de prevenção, promoção, vigilância e atenção à saúde de populações expostas ou potencialmente expostas a agrotóxicos no Brasil.




  • Guia para Análise da Situação de Saúde do Trabalhador – SUS/Bahia - 21/12/2015

    A Divast/Cesat disponibiliza o Guia para Análise da Situação de Saúde do Trabalhador – SUS/Bahia, uma publicação que tem como objetivo apoiar a implementação da análise da situação de Saúde do Trabalhador (ST) pelos municípios para inserção nos Planos Municipais de Saúde (PMS) e definição das ações prioritárias nesse campo. Esse documento técnico também se propõe a subsidiar as equipes regionais da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia na elaboração de análises por Região de Saúde, a partir das necessidades dos municípios, para a implementação das diretrizes em ST no âmbito do estado, assim como o planejamento das ações e o estabelecimento de metas.




  • Coletânea de Legislação em Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente - 16/10/2015

    O CESAT em 2001 preparou esta publicação, uma compilação de legislação sobre saúde do trabalhador e meio ambiente, para subsidiar os municípios na implantação, desenvolvimento e ampliação das ações em saúde do trabalhador e controle ambiental, estejam elas no campo da assistência, da vigilância epidemiológica, da vigilância sanitária ou da promoção da saúde.




  • Orientações técnicas para ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis – SUS/Bahia - 04/10/2015

    Esta publicação tem como objetivo principal disponibilizar para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) orientações técnicas para o desenvolvimento de ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis (PRC), como parte das ações de vigilância da saúde dos trabalhadores. Integra a série de publicações dos Cadernos de Saúde do Trabalhador, da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador/Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat), e aborda especificamente o trabalho em PRC, devendo ser compreendido como uma publicação complementar às Orientações técnicas para ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho – SUS/Bahia, aqui referidas como Orientações técnicas gerais, publicada em 2012 pela Divast/Cesat (BAHIA, 2012).




  • PROTOCOLO SAÚDE MENTAL E TRABALHO - 18/12/2015

    Este Protocolo constitui-se em uma importante ferramenta para o diagnóstico e manejo das principais situações de adoecimento e transtornos mentais relacionados ao trabalho no âmbito da Rede Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador na Bahia (Renast-BA). Nele são discutidos os agravos à saúde
    mental que mais frequentemente acometem a população trabalhadora; são descritos seus quadros clínicos e fatores psicossociais associados presentes nos processos de trabalho, considerando a epidemiologia desses agravos, os riscos e impactos que a organização do trabalho tem sobre a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Busca-se disponibilizar orientações técnicas que auxiliem os profissionais dos serviços de saúde pública no enfrentamento do fenômeno do crescimento dos transtornos mentais em nosso estado.




  • Orientações Técnicas para ações de prevenção e manejo da incapacidade para o trabalho no SUS - 21/07/2015

    Esta publicação tem o propósito de impulsionar as equipes dos Cerest e das vigilâncias em saúde no exercício de suas atribuições no âmbito da Renast. Ela reúne informações sobre a magnitude do problema da incapacidade para o trabalho no Brasil e apresenta aspectos teórico-conceituais e práticos para prevenção e manejo. Essas orientações são fruto do estudo e da troca de experiências da equipe técnica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Cesat/Divast) com profissionais e pesquisadores engajados na Rede Brasileira de Apoio Social e Pesquisa em Prevenção e Reabilitação da Incapacidade Laboral.




  • Orientações técnicas para ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho agrícola – SUS/BAHIA - 01/09/2014

    Esta publicação é parte das ações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia no enfrentamento das questões relacionadas à vigilância dos ambientes e processos de trabalho agrícolas. É uma contribuição para os profissionais de saúde no direcionamento das ações de vigilância da saúde dos trabalhadores, de modo a nortear as ações de promoção e proteção da saúde e prevenção de riscos e agravos, devendo, porém, ser sempre adaptadas a cada realidade local.
    A Orientação técnica contempla as etapas do processo produtivo no campo, especificamente para a atividade na agricultura, desde o preparo da área, plantio, trato da cultura, colheita, até o transporte e armazenamento de insumos e produtos, e é um instrumento para adoção de um conjunto de medidas que busca a prevenção e a proteção da saúde dos trabalhadores do campo.
    A elaboração dessa Orientação é decorrente da experiência da equipe da Coordenação de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (Covap/Cesat/Divast) na implementação das ações de vigilância na área rural, adquirida nos últimos 20 anos, com atuação conjunta com parceiros do poder publico e dos movimentos sociais, das áreas setores afins, tais como: agricultura, meio ambiente, trabalho e representação dos trabalhadores agrícolas.
    A versão impressa das “Orientações técnicas para ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho agrícola – SUS/BAHIA” será lançada oficialmente em 2014.




  • Orientações Técnicas para Proteção da Saúde dos Agentes de Saúde - 01/09/2014

    Orientar gestores e equipes de saúde, no âmbito estadual e municipal, quanto à manutenção de condições de trabalho adequadas e quanto ao desenvolvimento de ações de promoção, proteção, assistência e reabilitação à saúde coletiva e individual que devem ser asseguradas aos ACS e ACE no exercício de suas atividades.




  • Orientações Técnicas para Ações de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho - SUS/BA - 26/03/2014

    A existência de condições inadequadas nos ambientes de trabalho com exposição de trabalhadores a diversos riscos demonstram a utilização de processos de trabalho arcaicos e ou de incorporação de tecnologias que decorrem, muitas vezes, de estratégias gerenciais inapropriadas, o que tem resultado em novas formas de adoecimento dos trabalhadores com aumento significativo de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho. Essa situação tem exigido dos órgãos de saúde do trabalhador, o desenvolvimento de ações de vigilância que sejam eficazes no sentido da proteção da saúde dos trabalhadores seguindo a lógica da intervenção nos ambientes e processos de trabalho por atividade produtiva. As informações aqui apresentadas orientam na identificação e avaliação dos principais fatores e situações de risco existentes nos ambientes e processos de trabalho de diferentes segmentos produtivos, bem como apresenta algumas estratégias de proteção da saúde, considerando o caráter transformador da Saúde do Trabalhador.
    Este conteúdo resulta de experiências adquiridas na prática cotidiana dos técnicos da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador/Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e de outras áreas de vigilância em saúde do SUS, em articulação com representantes sindicais dos trabalhadores e empregadores, do Ministério Público e de outros órgãos públicos parceiros.




  • Protocolo de Vigilância e Atenção à Saúde das Populações Expostas a Chumbo, Cádmio, Cobre e Zinco em Santo Amaro, Bahia - 28/09/2012

    Este Protocolo de Vigilância e Atenção à Saúde das Populações Expostas a Chumbo, Cádmio, Cobre e Zinco em Santo Amaro, Bahia, atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, reflete o compromisso
    das esferas de governo federal, estadual e municipal com o desenvolvimento de ações que contribuam para a qualidade de vida da população e a redução de danos pela exposição aos contaminantes ambientais.

    Ademais, objetiva subsidiar a atuação dos profissionais de saúde envolvidos direta ou indiretamente com este tema, identificar ações intersetoriais, e direcionar a Atenção à Saúde para a especificidade da situação de risco em que se encontram os munícipes.




  • Rede Interagencial de Informação em Saúde no Estado da Bahia – Ripsa/BA
SUVISA - Superitendência de Vigilância e Proteção da Saúde
Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 400, Plataforma VI. lado B, 2º Andar
Salvador/Bahia CEP 41.745-000
Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.
© Copyright 2010. Todos os Direitos Reservados