SUVISA

SAÚDE DO TRABALHADOR

TIPOS DE ATENDIMENTO

Utilize a lista abaixo para encontrar os Locais de Atendimento.

PERGUNTAS FREQUENTES

Utilize a lista abaixo para encontrar uma resposta rápida.

Home | Institucional | Sobre a DIVAST

SAÚDE DO TRABALHADOR

Sobre a DIVAST

A Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST)/Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CESAT) , vinculada à Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde/SUVISA, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, foi criada há 20 anos para atender as necessidades de assistência e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Ao longo desses anos, o CESAT vem assumido novos papéis, isso tendo em vista as próprias transformações verificadas no mundo do trabalho, o conseqüente surgimento de novas doenças e agravos relacionados ao trabalho, novas demandas e inovações organizacionais no SUS. Assim, tem atuado:

• Na atenção integral à Saúde do Trabalhador - ST, que se traduz em ações de assistência e vigilância de ambientes e processos de trabalho;
• Na produção/apoio a estudos&pesquisa;
• Na analise e divulgação informações em ST;
• No desenvolvimento de recursos humanos e de formação em ST. Enquanto espaço docente-assistencial. Abriga o programa de Residência Médica em parceria com DMPS-FAMED-UFBA e realiza o  curso de especialização em ST em parceria com ISC-UFBA, já na sua 5ª edição;
• Na coordenação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador (ST) e na gestão da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador na Bahia – RENAST-Ba.

Diante do desafio de assumir tais atribuições , a estrutura organizacional da DIVAST/CESAT tem passado por significativas reformulações, desde 2007. Em 2009, avançou-se bastante na sua reorganização interna, em grande parte decorrente do processo de descentralização das ações de saúde na Bahia que demandou um movimento mais profundo de mudanças internas. Assim, desde o 2º semestre de 2009, a DIVAST/CESAT funciona com uma nova estrutura organizacional, além disso, tem discutido sistematicamente novos rumos e diretrizes para fortalecer a saúde do trabalhador na Bahia e o seu processo de descentralização.

  • Rede Interagencial de Informação em Saúde no Estado da Bahia – Ripsa/BA
SUVISA - Superitendência de Vigilância e Proteção da Saúde
Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 400, Plataforma VI. lado B, 2º Andar
Salvador/Bahia CEP 41.745-000
Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.
© Copyright 2010. Todos os Direitos Reservados