SUVISA

SAÚDE DO TRABALHADOR

TIPOS DE ATENDIMENTO

Utilize a lista abaixo para encontrar os Locais de Atendimento.

PERGUNTAS FREQUENTES

Utilize a lista abaixo para encontrar uma resposta rápida.

Home | Institucional | Histórico

SAÚDE DO TRABALHADOR

Histórico

Durante o processo da Reforma Sanitária Brasileira, nos anos 80, a sociedade debateu amplamente o conceito de saúde, reconhecendo a relação do trabalho com a saúde como uma questão de saúde pública. Assim, a Constituição de 88 inclui a Saúde dos Trabalhadores como responsabilidade do Sistema Único de Saúde – SUS, que passa a integrar as ações de vigilância dos ambientes de trabalho e as de atenção à saúde dos trabalhadores.

Foi nesse momento político propício que, em 1988, numa parceria do Governo do Estado e o Ministério das Relações Exteriores da Itália, através da Associação para a Solidariedade Entre os Povos - AISPO e o movimento social organizado, que se criou o CESAT, então designado de Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador Salvador Allende, com o propósito de desenvolver políticas e implantar ações voltadas para a melhoria das condições de trabalho e do cuidado à saúde dos trabalhadores. Ao longo da sua existência, o CESAT foi reconhecido e adquiriu legitimidade principalmente pelo exercício direto de ações de assistência e diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho e por suas ações de vigilância em ambientes de trabalho.

Nesse percurso, as atribuições da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST) e do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CESAT) foram se ampliando, passando a assumir novos papéis. Nesse sentido, vem empreendendo esforços na organização da rede, na formação e capacitação de técnicos e profissionais do SUS, na produção de conhecimento, informações e estratégias de comunicação em ST, de modo a fomentar as ações de ST na Rede SUS.

Na trajetória da DIVAST/CESAT, nesses mais de 20 anos de atuação, identificam-se alguns ciclos caracterizados por desafios crescentes para a Saúde do Trabalhador, indicando a existência de uma vitalidade e dinamismo do órgão na execução das suas atividades.

  • Rede Interagencial de Informação em Saúde no Estado da Bahia – Ripsa/BA
SUVISA - Superitendência de Vigilância e Proteção da Saúde
Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 400, Plataforma VI. lado B, 2º Andar
Salvador/Bahia CEP 41.745-000
Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.
© Copyright 2010. Todos os Direitos Reservados