VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL

VIGIAGUA

A vigilância da qualidade da água para consumo humano (VIGIAGUA) consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e às normas estabelecidas na legislação vigente e para avaliar os riscos que a água de consumo representa para a saúde humana.

Deve ser uma atividade rotineira, preventiva, de ação sobre os sistemas públicos e soluções alternativas de abastecimento de água, a fim de garantir o conhecimento da situação da água para consumo humano, resultando na redução das possibilidades de enfermidades transmitidas pela água.

PROGRAMA ESTADUAL

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - SESAB é responsável por coordenar as ações do programa VIGIAGUA, através Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde – COVIAM, da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental – DIVISA, com desenvolvimento de ações que contemplam capacitação de técnicos, estabelecimento de referências laboratoriais, garantia da implementação de plano de amostragem pelos municípios, promoção e acompanhamento de ações em articulação com nível municipal e os responsáveis pelo controle, atuação em fóruns intra e intersetoriais dos setores afetos à qualidade e à quantidade da água, desenvolvimento de estudos e pesquisas.

BASE LEGAL

Portaria MS Nº 2.914/11 – Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade;

Decreto MS, MJ, MMA, MC nº 5.440/05 – Trata da divulgação de informação a consumidor sobre qualidade da água para consumo humano;

Lei Federal nº 6050/74 – Dispõe sobre a fluoretação da água em sistemas de abastecimento, quando existir estação de tratamento;

Lei nº 635 BSB/75 – Aprova normas e padrões sobre a fluoretação das águas dos sistemas públicos de abastecimento, destinada ao consumo humano;

Lei Federal nº 11.445/09 – Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico;

Decreto Nº 7217/10 - regulamenta a lei de saneamento básico;

Resolução CONAMA nº 357/05 – dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento.

CAMPOS E FORMAS DE ATUAÇÃO

A atuação do VIGIAGUA deve se dar sobre todas e quaisquer formas de abastecimento de água, coletivas ou individuais, na área urbana e rural, de gestão pública ou privada, incluindo instalações intra-domiciliares.

Os campos de atuação dar-se-ão sobre as seguintes formas:

Sistemas de Abastecimento de Água - SAA: Instalação composta por conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até as ligações prediais, destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável, por meio de rede de distribuição.

Solução Alternativa Coletiva - SAC: Modalidade de abastecimento coletivo destinada a fornecer água potável, com captação subterrânea ou superficial, com ou sem canalização e sem rede de distribuição.

Solução Alternativa Individual - SAI: Modalidade de abastecimento de água para consumo humano que atenda a domicílios residenciais com uma única família, incluindo seus agregados familiares.

Formulários de cadastro, controle e vigilância da qualidade da água

CADASTRO

Formulário de Cadastro de SAA

Formulário de Cadastro de SAC