VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL

VIGIAR

O VIGIAR tem como objetivo principal a promoção da saúde da população exposta aos fatores ambientais relacionados aos poluentes atmosféricos.

O VIGIAR prioriza regiões onde existam diferentes atividades de natureza econômica ou social que gerem poluição atmosférica de modo a caracterizar um fator de risco para as populações expostas. Cujo campo de atuação são as localidades onde as populações estão expostas aos poluentes atmosféricos provenientes de regiões metropolitanas, centros industriais, áreas sob impacto de mineração e sob influência de queima de biomassa.

O desafio do VIGIAR é identificar os grupos populacionais expostos à poluição atmosférica, pois vários fatores influenciam o nível de contaminação em uma região específica, tais como: características geográficas e sazonais, tipo de atividade(s) predominante(s), tipos de poluentes emitidos, distribuição espacial e temporal da pluma de contaminação ou do gradiente de contaminação, velocidade e direção dos ventos e sua influência sobre a dispersão dos poluentes.

O programa de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à Qualidade do Ar - VIGIAR, desde sua criação vem se consolidando como uma iniciativa do setor saúde para estruturar um sistema de vigilância que atenda a três pontos básicos: conhecer e mensurar os riscos específicos no meio ambiente (concentração dos poluentes atmosféricos medidos segundo as normas e métodos de referência) e na saúde (morbidade e mortalidade por doenças respiratórias), criar uma base de dados atualizada e que possa ser continuamente alimentada e gerar informação útil e representativa que permita seu uso para a tomada de decisão.