SUVISA

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

TIPOS DE ATENDIMENTO

Utilize a lista abaixo para encontrar os Locais de Atendimento.

PERGUNTAS FREQUENTES

Utilize a lista abaixo para encontrar uma resposta rápida.

ESTRUTURA 

No Estado da Bahia o sistema de vigilância epidemiológica é coordenado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), órgão vinculado à Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). A estrutura da vigilância epidemiológica estadual é formada pela unidade de nível central (DIVEP), com suas coordenações e respectivos grupos técnicos e, no nível regional, pelas Diretorias Regionais de Saúde (DIRES).

organograma

DIRETORIA

Maria Aparecida Araújo Figueiredo

ASSESSORIA

Gerluce Alves

Nilda Lucia Nunes Ivo

COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DE AGRAVOS – COAGRAVOS

Maria Izabel Mota Xavier email: mariaizabel.xavier@saude.ba.gov.br

Coordenar ações relacionadas à vigilância de doenças e agravos específicos de responsabilidade da COAGRAVOS, a exemplo das DST/AIDS, hanseníase, doenças diarréicas agudas, doenças transmitidas por alimentos, tracoma, tuberculose; bem como à vigilância de óbitos materno, infantil e fetal, Núcleo de Epidemiologia Hospitalar –NEH, no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), em consonância as diretrizes e determinações da gestão.

Assessorar tecnicamente o gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante às questões relacionadas à vigilância de doenças e agravos específicos de responsabilidade da Coordenação de Vigilância de Doenças e Agravos COAGRAVOS.

COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DE DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS – COVED

Adriana Dourado email: sesab.imune@saude.ba.gov.br

Coordenar ações relacionadas à vigilância de algumas doenças imunopreveníveis, no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), em consonância com as diretrizes e determinações da gestão. Assessorar tecnicamente o gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante às questões relacionadas à vigilância de algumas doenças imunopreveníveis.

COORDENAÇÃO ESTADUAL DE IMUNIZAÇÕES – CEI

Maria de Fátima Sá Gruirra email: sesab.imune@saude.ba.gov.br

Coordenar as ações de imunização em articulação com a esfera nacional do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, considerando diretrizes e determinações da gestão no âmbito da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).

Assessorar tecnicamente o Gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante às questões relacionadas ao planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações de vacinação;

COORDENAÇÃO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO VETORIAL

Jesuína do Socorro Mendes Castro email: castrojsm@uol.com.br

Coordenar ações relacionadas ao controle das doenças transmitidas por vetores e outras antropozoonoses sob vigilância, no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), articulando diretrizes e determinações da gestão, conforme regulamentação vigente.

Assessorar tecnicamente o dirigente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante às questões relacionadas ao controle das doenças transmitidas por vetores e outras antropozoonoses sob vigilância.

COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – COPLAM

Eleuzina Falcão da Silva email: divep.coplan@saude.ba.gov.br

Coordenar o processo de planejamento, monitoramento e avaliação no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), considerando diretrizes e determinações da gestão, em articulação com a área específica na Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde (SUVISA) e na Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB); bem como na conformidade com princípios, diretrizes e normas do Sistema de Planejamento do SUS (Planeja SUS).

Assessorar tecnicamente o gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) e as coordenações da Diretoria no tocante às questões relacionadas ao planejamento, monitoramento e avaliação.

COORDENAÇÂO DE DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSIVEIS – CODANT 

Ana de Fátima Nunes email: divep.dant@saude.ba.gov.br

Coordenar ações relacionadas à vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos não transmissíveis, no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), articulando diretrizes e determinações da gestão.

Assessorar tecnicamente o gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante às questões relacionadas às doenças e agravos não transmissíveis de interesse para a vigilância epidemiológica.

COORDENAÇÃO ESTADUAL DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA – CEVESP

Juarez Pereira Dias email: divep.cevesp@saude.ba.gov.br 

Coordenar as ações de enfrentamento das emergências em saúde pública, bem como de vigilância de algumas doenças de notificação compulsória, de agravos inusitados e doenças emergentes.

Assessorar tecnicamente o gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante à vigilância das emergências em saúde publica, bem como de algumas doenças de notificação compulsória, de agravos inusitados e doenças emergentes.

COORDENAÇÃO DE SUPORTE OPERACIONAL

Cíntia Souza Santos email: divep.cso@saude.ba.gov.br

Coordenar as atividades de suporte operacional no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), atendendo aos princípios da administração pública, especialmente no tocante ao funcionamento, à manutenção das instalações, à aquisição de bens e a contratação de serviços, necessários à efetivação das atividades da Diretoria.

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS NGP

Jucilene Costa da Assunção Santos - NUGTES email: divep.cgtes@saude.ba.gov.br

Coordenar ações relacionadas à gestão de pessoas, no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), articulando diretrizes e determinações da gestão, de acordo com a área específica na Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde (SUVISA) e na Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).

Assessorar tecnicamente o gestor da DIVEP, quando necessário, no tocante às questões relacionadas à gestão de pessoas.

  • Rede Interagencial de Informação em Saúde no Estado da Bahia – Ripsa/BA
SUVISA - Superitendência de Vigilância e Proteção da Saúde
Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 400, Plataforma VI. lado B, 2º Andar
Salvador/Bahia CEP 41.745-000
Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.
© Copyright 2010. Todos os Direitos Reservados