SUVISA

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

TIPOS DE ATENDIMENTO

Utilize a lista abaixo para encontrar os Locais de Atendimento.

PERGUNTAS FREQUENTES

Utilize a lista abaixo para encontrar uma resposta rápida.

Home | Doenças Transmissíveis |

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Comitê de Controle da Tuberculose

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose, seguindo a tendência Internacional e orientação da Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde, considera que a mobilização comunitária é fundamental para o controle da tuberculose no país.

A estratégia Comunicação, Advocacia e Mobilização Social – CAMS foi inicialmente aderida pelo Programa Estadual de Tuberculose a partir de 2007, durante um seminário com as Coordenações Regionais do Programa e com membros da sociedade civil organizada.

Os componentes da estratégia são:

Comunicação em Saúde: empoderar as comunidades de conhecimentos sobre o tema tuberculose, aproximando-os aos aspectos técnicos e de controle social.

Advocacia: este termo tem origem no inglês advocacy. Consiste na influência que a sociedade civil tem na articulação de políticas públicas, nas esferas do Legislativo e nas instâncias formais de controle social. Remete a defesa da causada tuberculose.

Mobilização Social: uma comunidade engajada na luta contra a tuberculose e conhecedora dos problemas locais, permite a expansão de parcerias seja para realização de uma ação política ou reivindicatória ou para execução de programas e projetos. A participação efetiva das comunidades faz uma grande diferença pela sua proximidade com os problemas e soluções locais.

Na Bahia existe desde 2007 o Comitê de Combate à Tuberculose da Região Metropolitana de Salvador, instância de caráter consultivo e deliberativo, composto de representantes do governo e da sociedade civil dos municípios de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas, além de representante do Programa Estadual de Controle da Tuberculose. Em 2014 este espaço de discussão foi ampliado para todo o estado, sendo denominado de Comitê Baiano para o Controle da Tuberculose.

Reuniões do Comitê Baiano para o Controle da Tuberculose


  • Rede Interagencial de Informação em Saúde no Estado da Bahia – Ripsa/BA
SUVISA - Superitendência de Vigilância e Proteção da Saúde
Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 400, Plataforma VI. lado B, 2º Andar
Salvador/Bahia CEP 41.745-000
Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.
© Copyright 2010. Todos os Direitos Reservados