SUVISA

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

TIPOS DE ATENDIMENTO

Utilize a lista abaixo para encontrar os Locais de Atendimento.

PERGUNTAS FREQUENTES

Utilize a lista abaixo para encontrar uma resposta rápida.

Home | Doenças Crônicas não Transmissíveis |

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA


Apresentação Neoplasias

As Neoplasia, mais conhecidas como Câncer, são um dos problemas de saúde pública mais complexos que o sistema de saúde brasileiro enfrenta, dada a sua magnitude epidemiológica, social e econômica. Ressalta-se que pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorre anualmente no mundo poderia ser prevenido. Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade-SIM do DATASUS (MS), no ano de 2011 as Neoplasias representaram a segunda causa de mortalidade da população brasileira (15,8%), sendo superado apenas pelas doenças cardiovasculares (28,6%).

Câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que apresentam crescimento desordenado de células, que tendem a invadir tecidos e órgãos vizinhos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

O número de casos novos de câncer cresce a cada ano. Para 2011, a estimativa do INCA é a ocorrência de 489.270 casos novos de câncer no Brasil. Dentre os fatores que explicam o aumento da participação da doença no perfil de adoecimento da população, temos as mudanças no estilo de vida das pessoas, que propicia a exposição dos indivíduos a agentes cancerígenos, além do processo de industrialização cada vez mais intenso.

O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento populacional, resultado da melhoria das condições socioeconômicas da população, maior acesso à Atenção Básica e evolução da Medicina, com antibióticos e vacinas, também foram decisivos para a mudança desse perfil. Somam-se ainda a esses fatores o aprimoramento dos métodos para se diagnosticar o câncer e a melhoria da qualidade e do registro da informação.

Face à gravidade da situação do câncer como problema de saúde que atinge toda a população, é mister que todo profissional de saúde tenha conhecimentos sobre o câncer para que possa informar, cuidar e encaminhar corretamente seus pacientes, o que irá refletir no sucesso das ações de controle da doença.




  • Rede Interagencial de Informação em Saúde no Estado da Bahia – Ripsa/BA
SUVISA - Superitendência de Vigilância e Proteção da Saúde
Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 400, Plataforma VI. lado B, 2º Andar
Salvador/Bahia CEP 41.745-000
Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.
© Copyright 2010. Todos os Direitos Reservados