SUVISA

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

TIPOS DE ATENDIMENTO

Utilize a lista abaixo para encontrar os Locais de Atendimento.

PERGUNTAS FREQUENTES

Utilize a lista abaixo para encontrar uma resposta rápida.

Home | Doenças Imunopreveníveis |

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA


Apresentação Meningites


Introdução

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. A meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

1 - Doença Meningocócica

A doença meningococócia (DM) é uma infecção bacteriana infecciosa, transmissível, com altas taxas de letalidade. Apresenta um amplo espectro clínico, que pode variar desde portador assintomático, à meningocococemia fulminante. As formas invasivas são as principais formas clinicas da doença e representam maior importância para a saúde pública, podendo apresentar-se como infecção do sistema nervoso central (meningite meningocócica), como infecção da corrente sanguínea (meningococcemia) ou sob as duas formas associadas (meningite meningocócica e meningococcemia), que pode evoluir rapidamente para choque.

2 - Meningite Pneumocócica

A infecção por Streptococcos pneumoniae (pneumococo) é uma importante causa de morbi-mortalidade em todo o mundo. As principais manifestações da doença pneumocóccica invasiva, definida pelo isolamento da bactéria de sítios habitualmente estéreis, principalmente sangue e líquor, são a pneumonia com empiema e/ou bacteremia, meningite e bacteremia febril/sepsis.

3 - Meningite por Haemophilus influenzae

O Haemophilus influenzae é responsável por infecções invasivas, incluindo bacteremia, meningite e pneumonia, e não invasivas, como sinusite e otite média. É classificado em seis diferentes sorotipos (a ao f), sendo o sorotipo b o responsável pela maioria das doenças invasivas nas crianças.

4 - Meningite Viral

A meningite é a forma clinica mais frequente de infecções virais do Sistema Nervoso Central. São representadas principalmente pelos enterovírus. Neste grupo estão incluídas os Poliovirus, Echovirus, Coxsackievirus outros enterovírus. Estes agentes são a maior causa das chamadas meningites a liquor claro ou assépticas. Este termo se se refere a uma síndrome clinica de inflamação aguda das meninges, geralmente de evolução benigna.

Vacinação

No ano de 2010, duas novas vacinas foram incluídas no calendário de vacinação da criança na rede pública de sáude: a pneumocócica 10-valente e a conjugada meningocócica C. No ano de implantação, essas vacinas estão disponíveis para os menores de 02 anos de idade. A primeira, protege contra doenças invasivas, entre elas a meningite, causadas pelo S. pneumoniae; já a segunda, protege contra a Doença meningocócica sorogrupo C.

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=31249&janela=1

Coordenação CEI/COVEDI: Maria de Fátima Sá Guirra

Referência Técnica COVEDI: Adriana Dourado

Equipe Técnica GT Meningites: Bruna Drummond

                                                Marcela Muhana

                                                Maria Elisa Paula

                                                Orgali  Marques

Contatos: (71) 3116.0033 - telefax

divep.meningite@yahoo.com.br

 





SUVISA - Superitendência de Vigilância e Proteção da Saúde
Centro Administrativo da Bahia, 4ª Avenida, nº 400, Plataforma VI. lado B, 2º Andar
Salvador/Bahia CEP 41.745-000
Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.
© Copyright 2010. Todos os Direitos Reservados